
DNA
SOLEDAD
Série interativa baseada em fatos reais apresenta quatro gerações dos Barrett, família sul-americana cujo DNA traduz a busca visceral pela liberdade, justiça e verdade. Saga com dolorosas perdas como Soledad, torturada e assassinada brutalmente no Brasil autoritário de 1973.

DNA Soledad
4 Gerações entrelaçadas pelos ideais de liberdade, justiça e verdade.
Adaptado do roteiro original "À luz de estrelas mortas"de Ñasaindy Barrett.
Baseada em fatos reais, a série interativa descreve a jornada de quatro gerações dos Barrett, família latino-americana com DNA marcado por ideais de liberdade, justiça e verdade. A saga é marcada com dolorosas perdas como a de Soledad Barrett, torturada e assassinada brutalmente no Brasil autoritário de 1973.
Com legado revolucionário em sua essência, a narrativa ultrapassa os relatos de perseguições, prisões, tortura, exílio, sofridos pelos Barrett, e busca relatar as consequências familiares e a dimensão humana, de como decisões e fatos podem influenciar uma futura geração e seu ideais.
A roteirização, ainda que metaforicamente, irá apropriar-se de processos utilizados em estudos genéticos quando analisam a transmissão das características de um organismo aos seus descendentes através da hereditariedade. Semelhante à da Teoria do Caos e ao Efeito Borboleta, o recurso da interatividade deixará claro como atitudes e decisões de um bisavô jornalista e anarquista; uma bisavó índia; um avô veterano da Guerra del Chaco, professor e militante político foi por diversas vezes torturado; e como um pai e uma mãe combatentes do sistema ditatorial na América do Sul dos anos 70, levam inevitavelmente Ñasaindy a entregar sua vida ao ideal verdade. Relatada com passagens pelo Uruguai, Paraguai, Brasil e Cuba, cada personagem deixa marcas genéticas através de suas decisões.


Para entrelaçar o espectador no decorrer dos episódios, a narrativa utilizará o recurso de interatividade no qual o espectador poderá filtrar uma das histórias de maneira linear sobre cada personagem. Ou poderá, no decorrer da exibição, optar por pular para outra geração, a fim de entender como um acontecimento, mesmo que simples, poderá marcar profundamente a geração futura como no efeito borboleta. Este intercâmbio de causa e efeito esclarece como uma decisão e ou episódio desencadeia fatos e comportamentos em outra geração. Bem semelhante à experiência de livros com edições comentadas. Para ilustrar contextos e ou passagens históricas, pode optar por consultar com recursos transmídia documentos existentes que comprovam fatos e passagens narradas, graças ao rico material histórico disponível.
Um exemplo de como os recursos, tanto de interatividade como de transmídia, podem narrar uma passagem da história Soledad, é quando já exilada em Cuba, após o nascimento de Ñasaindy, com o intuito de protegê-la de possíveis perseguições, decide fazer dois registros de nascimento, um com o nome real de Soledad e José Maria como os pais biológicos, e um segundo com nome e filiação falsos. O que Soledad não imaginou é que após sua morte a filha passaria as primeiras décadas de sua vida como uma criança sem laços, sem identidade e com total desconhecimento de suas raízes.
Trazida para o Brasil, não poderia cursar, por exemplo, uma universidade devido às dificuldades para desembaraço de seus documentos, reforçando assim o desejo inconsciente e já genético em sua saga pela verdade.




-.jpg)




